E ao terceiro dia, estava de novo da hora de pegar na moto! Não que o segundo dia tenha sido mau mas o voltar à estrada é outra coisa 😀.
Aproveitamos para tomar novamente um bom pequeno almoço na esplanada, carregamos as motas que já estavam na garagem desde o final do primeiro dia e seguimos viagem,
Após voltar a contornar a cidade de Toledo por onde já tínhamos entrado, fizemos os 50 km da N-400 até Aranjuez quase só de rectas e com radares o que não é claramente a melhor forma de se começar o dia!
Quando chegamos a Aranjuez procuramos estacionamento e fomos visitar o Palácio Real,
O bilhete custa 9€ e comprámos no local. À entrada há detector de metais e a bagagem é revistada, ou seja, eu e o Hugo depois de uma conversa com os senhores a dizer que não tínhamos nada de perigoso, tivemos de deixar os canivetes para levantar na saída. Bom é o facto de existirem cacifos, gratuitos para deixar as coisas o que serviu para deixarmos os casacos e capacetes e fazer assim a visita sem a carga ás costas.
E foi aqui que terminou a sessão fotográfica dado que dentro no palácio não é possível tirar fotografias. Nem sequer deu para tentar porque fomos o caminho todos acompanhados pelos seguranças/guias, e mesmo quando nos separávamos em 2 grupos, havia um vigilante com cada grupo em todas as salas. Mas o palácio merece claramente uma visita porque os interiores são de uma grande beleza.
Tal como já tinha acontecido em Toledo, o facto de ser um dia de semana fez com que andássemos quase sozinhos no interior tendo assim tempo e espaço para ver tudo à nossa vontade.
A visita demorou cerca de 1 hora e quando saímos voltámos ás fotos,
Apesar de já não termos muito tempo, ainda aproveitamos para antes de almoço dar uma volta curta pelos jardins mais próximo do palácio, o Jardín del Rey,
O Jardín del Parterre,
O Jardín de la Reina,
A Fuente de la Boticária e atrás o Jardín de la Isla.
Depois ainda existe o Jardin del Principe, a Casa del Labrador e o Museo de las Falúas Reales mas já não havia tempo para mais e para as casas é preciso bilhete à parte.
Fomos assim almoçar e depois seguimos por autovía até à segunda paragem do dia, a Ciudad de Cuenca.
Passamos pela cidade "nova" sem paragens e fomos directos à parte antiga. A ideia era estacionar ao lado do Parador e depois atravessar a ponte até à cidade,
O vale a nordeste da cidade, onde passa o Río Huécar,
A parte norte da cidade,
E os turistas,
A Puente de San Pablo, que foi inicialmente construída em pedra entre 1533 e 1589 e foi depois destruída para dar lugar à nova ponte em ferro e madeira em 1902. Esta ponte tem 60 metros de comprido e está a uma altura de 40m,
E aqui, as famosas Casas Colgadas de Cuenca,
El Rey Alfonso VIII,
A Plaza Mayor,
Como hoje já tínhamos comprado o bilhete do palácio optámos por saltar a catedral apesar de o bilhete ser apenas 4,8€ e fomos dar mais uma pequena volto pelo casco antiguo de Cuenca,
Ruinas da Iglesia de San Pantaleón,
Iglesia de San Pedro,
As vistas da torre para o vale noroeste onde passa o Río Júcar,
E para a cidade a sul,
Depois esta visita, descemos novamente até à Plaza Mayor, lançamos e fomos buscar as motos para seguir viagem. Voltámos no entanto a passar pelo centro e fizemos uma pequena paragem no Mirrador Barrio del Castillo para uma última foto da cidade,
E terminou aqui o nosso caminho de planície, e partir de agora íamos rodar maioritariamente em serra, começando pelo Parque Natural de la Serranía de Cuenca. Já na parte final fizemos a CU-V-9161 que se revelou ser uma excelente estrada para terminar o dia,
Após uma pequena paragem e antes que se fizesse de noite, voltámos à estrada com destino ao Nacimiento del Río Tajo, nos Montes Universales em Frías de Albarracín,
E é assim que nasce o Rio Tejo,
Aquele momento em que é possível estar com um pé de cada lado do Tejo,
Como chegamos já eram 21h30 ainda tivemos de convencer os senhores a fazer-nos o jantar mas no final de contas, acho que foi das melhores refeições que fizemos durante a viagem.
Percurso efectuado neste 3º dia,
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