Thursday 2 August 2018

Passeio a Toledo, Lisboa - Toledo [1/6]

E após uma longa espera, chegou finalmente o nosso mês de eleição para ir dar um passeio, Junho.
O planeamento já tinha começado há muito, mais propriamente em Novembro do ano passado, mas isto de encontrar os melhores percursos, as melhores paragens, vistas e afins ainda demora tempo ☺

Como já se percebeu pelo título, o destino de eleição era Toledo, cidade que ficámos com vontade de visitar após ver crónicas de alguns companheiros que já tinham passado por lá.

Algo de novo que também experimentámos nesta viagem foi levar mais pessoas connosco, ou seja além do Miguel (BMW 1200 GS) que após as viagens a Ávila e a Finisterra se voltava a juntar a nós, também ia o Hugo (Yamaha FJR 1300), o Rui e a Vanessa (Honda CRF1000L).

Infelizmente a nossa máquina fotográfica habitual já está a acusar a idade e então algo que não vamos ter são muitas fotos em andamento dado que só em alguns dias é que conseguimos tirar algumas.

Mas vamos ao que interessa, o dia 1!
O dia começou cedo, arrancámos de casa pelas 06h00 para conseguirmos estar na estação de serviço de Palmela ás 06h30. O caminho ia ser o habitual, A2 e depois A6 até Espanha.

Fizemos assim o caminho ainda pela fresca e como já se sabe, a primeira coisa que se faz quando se chega a Espanha é abastecer e logo ali a seguir à fronteira o preço era a menos 30 cêntimos por litro.
Após abastecer aproveitámos para comer qualquer coisa e voltámos à estrada, passamos por Mérida, desta vez sem paragem e seguimos até Medellín.

Este local apenas surgiu 1 ou 2 dias antes da partida quando estava a rever o caminho no Google Maps e reparei ali na existência de uma ponte romana.

A ponte existente hoje sobre o Rio Guadiana, já vai na sua terceira reconstrução, realizada em 1630, tem 28 arcos e 400 metros de comprimento. Foi aqui o nosso primeiro local de eleição para esticar as pernas dos 345 km que já tínhamos feito, e tirar umas fotos,

O Castillo de Medellín,

Quando arrancámos ainda passámos no parque de merendas ao lado da ponte para ver como eram as vistas da lateral,

Logo a seguir a Medellín (ainda não descobri o que é aquilo...),

Mas seguimos viagem, o destino ia ser Capilla, onde íamos parar para almoçar.
Este local não foi fácil de encontrar, a primeira vez que vi esta cidade foi num video do canal Motogeo e pesquisei muito para conseguir descobrir onde ficava dado que não era possível perceber nada pelo video.

Aqui já era possível de ver o Castelo no topo da colina,

A ideia era ir almoçar no parque de merendas que fica nos lagos de Capilla a seguir à cidade, mas o calor e a horas fizeram com que parássemos logo ali na cidade numa sombra,

Por esta altura já íamos com 450 km.
O almoço do primeiro dia foram umas maravilhosas sandes e uns salgadinhos que o Rui levou para a malta. Estavam tão bons que ele até já se comprometeu a levar novamente uns para a próxima viagem 😄

A foto da despedida pós almoço,

Daqui arrancámos para o centro da cidade para beber um café e depois então é que subimos ao Castelo,

As vistas são 5*,

Mas infelizmente o castelo só estava aberto até ás 13h30, tínhamos chegado 15 minutos atrasados,

Vista aérea do castelo num painel à entrada,

E isto é o parque de merendas onde era suposto termos ido almoçar,

Após mais umas fotos e enquanto o Miguel fazia umas experiências com o drone, voltámos à estrada com a cidade a ficar atrás de nós,

Depois de uns maus caminhos logo a seguir à Medellín fomos até à Ciudad Real mas o trânsito e o não termos visto nada de interesse fez com que nem parássemos até porque o objectivo era chegar ainda de dia a Toledo.

Próximo destino, Consuegra, mais propriamente os seus Molinos de Viento,

E se a Ciudad Real surpreendeu pela negativa, aqui a sensação foi completamente contrária, o local tem umas vistas muito boas e dá para ficar um bom bocado a apreciar os moinhos e a paisagem,

A turista e o Dom Quixote de La Mancha,

Quando partimos o tempo estava a começar a ficar escuro, mas conseguimos fazer o resto da viagem sem nos molharmos,

Seguimos por auto-estrada até Toledo de modo a chegar o mais rápido possível. E a nossa primeira vista sobre a cidade a Puente de Alcántara, a Este da cidade,

Contornámos a cidade ao lado do  Río Tajo,

E parámos no Mirador del Valle. Por incrível que pareça, conseguimos chegar de dia, as 20h30, o que era a hora prevista,

Já tinha lido que havia um miradouro aqui ao pé com uma vista melhor sobre cidade e foi assim e com a ajuda do Google Maps que encontrei o Mirador da Piedra del Rey Moro, excelente!

Ao fundo o Albergue Castillo de San Servando,

E a Academia de Infanteria,

Um zoom ao Alcazar de Toledo que contém o Museu Militar e a Biblioteca de Castilla-La Mancha,

E para terminar uma panorâmica,

Daqui seguimos até ao Hotel Abaceria que ficava logo ali ao lado e onde acabámos por jantar.

Este foi o percurso que fizemos no primeiro dia,

Para o segundo dia, estava planeado uma visita à cidade de Toledo.