Sunday 7 November 2021

Voltinha de Outono - Dia 2, O dia das cascatas

Já há uns quatro ou cinco anos que a Ana andava a falar no "parque de cascatas" e hoje era o dia de finalmente irmos até lá. O dia começou com o pequeno almoço no hotel e com esta vista para o Embalse de la Tranquera,

Malas feitas, moto carregada e seguimos viagem até ao Mosteiro que ficava a cerca de 3 km,

O destino para esta manhã seria o complexo do Monasterio de Piedra, que é composto pelo mosteiro, o hotel e o parque. Começamos por comprar os bilhetes, 16€ cada, e felizmente guardaram-nos os casacos e os capacetes o que foi uma grande ajuda. Depois iniciámos a visita pelo mosteiro que fica na porta à direita aqui da entrada do hotel,

E dentro do Mosteiro, algo que não estávamos à espera, o Museu do Vinho da Região demarcada da  Calatayud, onde é possível ver como era o processo de produção do vinho no mosteiro,

Algumas máquinas da época em exposição,

Uma breve história sobre o processo de fabrico de chocolate no mosteiro,

E foi assim que terminámos a primeira parte da visita. Seguimos então depois para o parque de cascatas, passando ao lado do Hotel do Mosteiro,

Este hotel tinha sido a nossa primeira aposta para a estadia mas como estava cheio ficámos em Nuévalos. E se à partida ficámos com pena de não poder ficar aqui, no final até foi o melhor devido à diferença de preços e ao facto de ir-mos pagar por um hotel com spa quando ás horas a que normalmente chegamos já se encontra tudo fechado.

Iniciámos então a visita ao parque,

É sempre importante avisar não vá alguém lembrar-se de levar uma cana e começar à pesca,

Isto é a entrada para a gruta que passa por trás da cascata e que nós quase que não víamos,

Não pude tirar mais fotografias devido à quantidade de água que caía lá dentro mas este é daqueles locais onde não se passa todos os dias.
E já cá em baixo, percebe-se melhor de onde vínhamos e qual a dimensão da cascata,

Dentro do parque também existem "tanques" para criação de trutas,

Um parque de merendas e um parque infantil,

E mais uma escadaria que a cada degrau que subíamos nos lembrávamos da senhora que lá mais atrás tinha perguntado se ainda faltava muito para a saída e nós sem ter a mínima ideia dissemos que deveria ser já ali à frente...

E terminámos assim a nossa visita ao Monasterio de Piedra. Demorámos cerca de 2h30 mas ainda houve sítios que não visitamos porque não faziam parte do circuito base logo para lá irmos iriamos precisar de mais tempo, recomendamos assim que se planeie 3 horas para fazer esta visita. Mas todo o parque é espetacular, é enorme, tem cascatas para todos os gostos e água por todo o lado. E apesar de as espectativas estarem altas, o parque ainda superou essas espectativas.

Quando saímos ainda pensámos em almoçar no restaurante do parque mas como só abria ás 13h e estava lá toda a gente que andava no parque à espera para almoçar, achámos por bem voltar a Nuévalos dado que ali o mais provável era irmos demorar algum tempo à espera da comida. Como quando chegamos tudo parecia estar fechado ou deserto, fomos almoçar novamente ao hotel onde tínhamos passado a noite dado que já tinha ficado de olho nuns ovos com chouriço que tinha visto no menu quando tomámos o pequeno almoço. Pedimos também uns calamares e no fim dividimos. Não sei se a cozinheira seria a mesma do jantar, mas o almoço estava fraquinho, muito fraquinho,

Voltámos então à estrada e nada melhor do que começar com a A-202, um bom troço de estrada logo à saída de Nuévalos com bom alcatrão e boas curvas,

O ambiente parece que era meio desértico com uns montes de terra branca, vento e pouca civilização. Apanhámos mais à frente uns quilómetros de autoestrada e depois saímos em direção ao Parque Natural del Moncayo,

Afinal não eramos os únicos turistas a andar por aqui,

A aldeia da Purujosa,

E mais à frente o tempo começou a ficar mais nebulado, felizmente andamos sempre ao lado das nuvens,

Depois da incursão no Parque Natural, seguimos para Tarazona, para visita à Catedral de Santa Maria de La Huerta,

Além tetos que eram autenticas obras de artes, esta sala que estava fechada tinha uns quadros que eram qualquer coisa de espetacular,

E foi assim a ultima paragem do dia. Depois da visita ainda estivemos a lanchar qualquer coisa e seguimos em direção a Pedrola dado que íamos ficar no Hotel Castillo Bonavia,

E quando a Ana foi tirar umas fotos ao castelo/hotel,

Eu aproveitei para beber uma fresquinha com o Luis que já está instalado na zona de Saragoça há uns anos e que por coincidência andava a trabalhar aqui em frente ao hotel nestes dias,

No meio disto tudo já fomos jantar tarde, no entanto como jantávamos no hotel não era grave. Para ajudar, a comida estava muito boa,

E por algum motivo que não sei bem qual, ficámos num quarto superior ao mesmo preço de um normal,