Thursday 1 September 2016

Parque do Douro Internacional [2/3]

Neste segundo dia, íamos conhecer o Alto Douro Vinhateiro e o Parque do Douro Internacional.
Tínhamos de acordar e partir cedo dado que apesar de apenas termos cerca de 450km para fazer, as estradas de montanha iam fazer com que a voltinha demorasse umas quantas horas.

Como é óbvio não saímos à hora pretendida mas também não nos atrasámos muito. Mais uma vez estava prometido um bom dia de sol,

Fizemos uma pequena paragem em Sernancelhe para o café a aproveitámos para colocar o road-book na VFR dado que seria o André que ia na frente,

A primeira paragem foi em Chavães ao pé de um parque eólico,

E seguimos depois até à N323 ao lado do Rio Távora, estrada que já tinha feito em Março mas que estava com vontade de repetir agora que as vinhas já estão mais verdes. E apesar de termos deixamos de ter cascatas pelo caminho as vistas ainda estavam melhores,

Excelente!
E se da ultima vez tínhamos ido para a esquerda (Régua) agora viramos para a direita em direcção ao Pinhão,

Após atravessar a aldeia subimos até Casal de Loivos,

Onde podemos ter esta vista deslumbrante sobre o Douro,

Após alguns minutos de contemplação, bolachinhas e água fresca seguimos viagem. Tínhamos de seguir em direcção a Cotas e a Castedo onde quer que isso fosse, para depois virar para Foz-Tua.
Foi necessário pedir umas indicações em Castedo que nos levaram a esta estrada meia duvidosa,

Mas que acabou por compensar quando a seguir e uma ou duas curvas, ficamos com esta vista,

Ainda duvidámos algumas vezes se aquele seria mesmo o caminho correcto,

Mas lá conseguimos chegar ao Rio Tua.
Altura em que a bateria da máquina deu as ultimas portanto não chegamos a tirar umas fotos à barragem que anda em construção.

Não muito tempo antes, tinha visto na SIC uma reportagem sobre o Douro/Tua portanto resolvemos seguir o concelho e almoçámos no Calça Curta,

As vistas são 5 estrelas, a comida é excelente e a simpatia da senhora ;)
Se puderem passem por lá e quando pedirem... perguntem sempre se uma dose dá para dois porque uma dose de bife de vaca mais uma dose de secretos deu para 4 pessoas e no final já não estava fácil de terminar aquilo. E só mais uma nota, os preços são muito em conta!

Mas apesar de ligeiramente mais redondos, tínhamos de seguir viagem que ainda não íamos a meio do percurso,

Abandonámos o Douro e seguimos mais para norte, em direcção a Carrazeda de Ansiães,

E depois em direcção ao Rio Sabor,

E fizemos nova paragem na Barragem da Bemposta,

Com Espanha já ali do outro lado,

A paragem foi curta porque o tempo já começava a escassear,

Após mais uns quantos km, parámos no Miradouro da Cruzinha,

Mais uma paragem curta,

E chegámos ao terceiro miradouro do dia, o Penedo Durão que tem uma vista daquelas...

Por esta altura já eram umas 20h e decidimos cancelar a parte de Figueira de Castelo Rodrigo dado que já não íamos ter tempo, o destino agora era Foz Côa.
Mas antes disso ainda apanhámos mais uma daquelas descidas com uma vista excelente sobre o Douro. Infelizmente a minha máquina não se dá bem com pouca luz mas espero que dê para terem uma ideia,

No final da descida e já ao pé do Douro, ainda estivemos uns 2 minutos a desfrutar do prazer que tinha sido aquela descida mas como aqui não é difícil de ter boas vistas toca a seguir viagem,

Fizemos uma pausa na ponte de Barca D'Alva para decidir qual seria o percurso a partir daqui,

E acabámos por voltar para trás novamente para o meio da serra,

Por uma estrada estreita, cheia de curvas e que se não se tivesse tornado de noite muito rapidamente também teria umas boas vistas,

Pouco depois deixou de haver fotos porque já não havia condições mas posso dizer que chegámos a Vila Nova de Foz Côa por volta das 22h onde jantámos e depois seguimos até Sernancelhe onde chegámos por volta das 00h00-01h00 (já não me lembro bem).

Estávamos extremamente cansados devido aos caminhos e ás muitas horas a andar mas o percurso tinha sido EXCELENTE.