Thursday 7 September 2023

Normandia, Saint-Jean-Pied-de-Port - La Coquille [Dia 2/9]

Antes de iniciarmos com o nosso segundo dia de viagem, queria apenas deixar aqui uma nota sobre as fotografias desta viagem, quando estávamos a jantar em Saint-Jean-Pied-de-Port reparámos que a máquina que usamos para tirar as fotos em andamento tinha a data default devido a ter estado sem a bateria, na altura não pareceu grave e o que dissemos foi que devíamos acertar a data. Só quando regressámos a casa, copiámos as fotos para o computador e as fomos ordenar por data é que reparámos que não acertámos a a data da máquina. Resumindo, poderão existir nas próximas crónicas fotografias do caminho que não estejam propriamente no local correto.

O segundo dia começou com um pequeno almoço na varanda do quarto do hotel e depois o regresso à estrada,

Nesta viagem passámos por muitas Fromageries,

Ainda nunca tínhamos visto nada nesta zona de França e como não tínhamos muito tempo para andar ás voltas o planeamento foi feito mais ou menos com uma linha de Saint-Jean-Pied-dePort a Caen e depois pesquisámos o que havia que não obrigasse a grandes desvios para conseguimos fazer a travessia de França em 2 dias. Neste segundo dia a primeira paragem foi em Sauveterre-de-Béarn,

E este foi o motivo da paragem, a Pont de la Légende,

Depois de subirmos parámos no café ao lado de onde tínhamos estacionado para lanchar qualquer coisa e beber um café,

O objetivo da paragem era apenas a foto da ponte mas a zona do centro onde estivemos a lanchar era toda ela muito agradável. Mas o dia ia ser longo e não podíamos estar muito tempo a disfrutar das vistas.

Parque de merendas Aire-Sur-l'Adour, junto ao Rio Adour,

As Maries (Juntas de Freguesia) que sem França têm sempre uma arquitetura diferente,

Quando chegámos a Condom e dado que já era perto das 14h de um Domingo lá tivemos de andar à procura de um restaurante aberto. Neste dia o almoço foi um belo hamburguer,

E só depois é que fomos ver a estatua de D'Artagnan e os Mosqueteiros,

Já que estávamos ali, aproveitámos para ver também a Catedral de Saint-Piere de Condom

Estas visitas são sempre mais interessantes quando se apanha o ensaio do coro,

Voltámos assim à estrada a seguir ao almoço em direção a Monflanquin,

Estacionámos na zona mais alta, ao pé do miradouro,

Fizemos a primeira paragem na Église Saint-André de Monflanquin,

E depois descemos até à praça central,

Após algumas fotos voltámos rapidamente à estrada para seguir viagem,

Próxima paragem, Monpazier,

Mais uma vez iniciámos a visita pela Église Saint-Dominique,

E depois fomos até à praça central para beber uma cerveja na esplanada e disfrutar das vistas para o mercado medieval,

Depois desta paragem, seguimos viagem em direção a Belvès,

Parámos no centro só para tirar uma fotografia e tivemos de seguir viagem que já não tínhamos tempo para ir explorar a localidade,

Rio Vézère antes de Le Bugue,

Mercado em La Douze,

Nesta segunda noite ficámos no B&B Le Relais de Chantecor em La Coquille, que na prática era uma casa antiga numa pequena aldeia e que agora foi restaurada para alugar uns quartos,

Para jantar e como a um domingo à noite já não havia por perto nada aberto a estas horas, tivemos de ver o que ainda havia na bagagem e jantamos assim umas sandes sardinhas em tomate e pão chouriço,