Sunday 9 February 2020

Picos de Europa, EzKurra - Burgos [7/8]

Como no dia anterior tínhamos chegado já de noite, não fazíamos ideia de como era o sítio onde estávamos, mas ao acordar deparámos com este belo cenário,

Esta era a casa onde estavam os nossos quartos,

E do outro lado da estrada ficava o café e o restaurante onde tínhamos jantado,

Após tomar o pequeno almoço e conversar mais um pouco com o proprietário, estava na hora de voltarmos à estrada e iniciarmos assim o nosso caminho de regresso.
Apesar de o hotel não ter "garagem", há sempre um espacinho para guardar as motos,

E foi assim que iniciámos o nosso percurso para este dia,

O primeiro destino era Victoria-Gastein e como não haviam paragens, seguimos pelo caminho mais rápido.

Parámos perto do centro e depois continuámos o passeio a pé, o objectivo era circular um pouco, ver a cidade e almoçar.

Maquete do projecto original,

Continuámos depois o nosso passeio até ao centro,

O Monumento à Batalha de Vitoria onde em 1813, tropas espanholas, inglesas, e portuguesas combateram juntas contra as tropas francesas,

E aqui, no topo da Plaza de la Virgen Blanca,

E lá dentro, um altar a Nossa Senhora de Fátima,

A torre da Igreja de San Vicente,

E após mais uma voltinha, almoçámos num pequeno restaurante/bar na Plaza de España onde comemos belas tapas/pinchos ao balcão e que estavam 5*,

Com o almoço tomado, voltámos a passar pelo centro e seguimos até ás motos,

Seguimos depois por auto-estrada, saímos em Miranda do Ebro e continuámos para o Parque Natural de Montes Obarenes-San Zardomil,

E finalmente, avistamos Frías de Brugos,

Mas antes de passar pela cidade, ainda fomos até Tobera, visitar a Ermita de Santa María de la Hoz, a Ermita del Cristo de los Remedios, e a Ponte Romana que fica ao lado,

Apesar de não haver fotos, em Tobera ainda existem umas cascatas que também merecem uma visita,

Voltámos depois a Frías e parámos num miradouro de onde e possível ver a cidade, o castelo e a paisagem em redor,

E por mais que gostássemos, não foi possível dar uma volta pelo centro, tivemos de nos contentar com esta vista do miradouro. Tal como em Cuenca, ao fundo também é possível ver as "Casas Colgadas",

O outro lado do Castelo,

Continuámos o nosso percurso,

E fizemos nova paragem, desta vez na "Cueva Ermita de San Barnabé",

Infelizmente não é possível visitar só a Ermida, é preciso fazer a visita completa com guia que inclui a gruta mas como não tínhamos tempo para isso, tivemos de nos contentar com o exterior,

Aproveitámos esta paragem para lanchar e continuámos,

Pausa para a foto,

E pouco depois, Orbaneja del Castillo,

E aqui o motivo desta paragem, a Cascata,

E logo depois as "Pozas de la turquesa",

Após um bom bocado a desfrutar da paisagem, subimos a escadaria até ao centro da localidade onde é possível ver a ribeira que se transforma em castaca a caminho do Ebro,

E estas construções bem originais,

E do outro lado do vale, as formações em pedra denominadas de "Risco de los Camellos",

O tempo ia passando, começava a ficar tarde, e tínhamos de voltar ao caminho que ainda havia mais 1 hora de caminho até ao hotel,

Nesta noite ficámos em Rabé de las Calazadas, uma localidade que fica no Caminho Francês  de Santiago, que começa em Saint-Jean-Pied-de-Port e percorre 769 km até Santiago de Compostela,

Mais uma vez chegámos tarde e por pouco já não conseguíamos jantar, mas lá se arranjou qualquer coisa.

E o percurso deste penúltimo dia foi,