Monday 7 October 2019

Picos de Europa, Covadonga - Potes [3/8] Parte I

E ao terceiro dia, chegou finalmente a hora de subir aos Lagos de Covadonga.
Antes de se iniciar esta subida é preciso ter sempre em conta que os acessos podem mudar de ano para ano, ou seja, o acesso já foi totalmente livre mas agora só se pode subir ou até ás 08h30 ou depois das 21h. Durante o dia, o acesso só poderá ser realizado por autocarro.

Após efectuar a pesquisa e como já referi, sabíamos que só poderíamos subir se fossemos antes das 08h30, no entanto não se sabia se havia limite para descer. A informação era de que a estrada estaria fechada entre as 08h30 e as 21h00. Pelo sim pelo não, fizemos o planeamento para regressar antes das 08h30 até porque depois esse tempo ía-nos ser útil mais tarde.

Nesta noite ficámos em Soto de Cangas, no Hotel El Molino que fica apenas a 6 km da estrada de acesso aos lagos.
Partimos do hotel por volta das 6h15, ainda o sol não tinha nascido,

E pouco tempo depois já estávamos na estrada de acesso aos lagos, para fazer os 14 km de faltavam até chegar ao primeiro lago,

Estava muito nevoeiro no início da subida e estávamos com medo que fosse estar assim o caminho todo, mas após andar mais uns minutos, acabámos por ficar por cima do nevoeiro e todo o cenário se tornou espectacular,

Passámos pelo Mirador de la Reina, mas o objectivo era parar lá apenas na descida,

E eis que finalmente chegamos ao Lago Enol, situado a 1070 metros de altitude,

"En el lago se encuentra sumergida una imagen de la virgen de Covadonga, que cada 8 de septiembre es elevada para sacarla en procesión."

Após a breve paragem para a foto, seguimos viagem, para percorrer os 1.5 Kms até ao próximo lago,

O Lago de la Ercina,

Subimos depois ao Mirador de Entrelagos e as vistas ainda ficaram melhores,

Aí vem o resto,

E no fim de lá termos estado todos os cima a admirar a paisagem, descemos para mais uma foto de grupo, e seguimos caminho,

Nova paragem no Lago Enol,

Alguém aproveitou para ir ver a fauna local de perto,

E para a despedida, mais uma foto,

Mas apesar de excelentes vistas, é preciso andar sempre com o máximo cuidado porque nunca se sabe quem é que pode estar logo a seguir a uma curva,

E agora sim, paragem no Mirador de La Reina,

Mais um miradouro com nevoeiro, no entanto, sempre deu para se ter uma ideia das vistas, ao contrário do dia anterior.
Seguimos caminho até ao Santuário de Covadonga,

Estátua del Rey Don Pelayo,

Antes de entrar no Santuário, ainda tivemos o direito de ouvir os sinos e tocar durante uns bons minutos, muito bom! No interior acabámos por estar pouco tempo porque estava na hora da missa,

E para terminar a visita à Santa Cueva de Covadonga

O acesso é feito por um túnel ao lado do hotel,

Las 3 cruces de la Santa cueva,

O túmulo de Don Pelayo, que segundo reza a lenda, foi ajudado pela Virgem a Covadonga a vencer os Árabes,

O passeio era bom, mas estava na hora de regressar ao hotel,

Como partíamos muito cedo, não dava para tomar o pequeno almoço de manhã. Além de ainda não estar disponível ás 6h, não podíamos perder muito tempo, então comemos qualquer coisa rápida e seguimos viagem.
Regressámos assim pouco passava das 10h e ainda tínhamos tudo à nossa disposição. E enquanto íamos discutindo a subida aos lagos, tomámos um belo pequeno almoço,

Neste dia subimos cedo aos lagos para evitar o corte da estrada mas com isso também conseguimos algo mais que foi não termos apanhado transito nenhum, nem a subir, nem nos lagos e só na descida é que nos cruzámos com 2 ou 3 carros. Foi assim possível desfrutar de tudo aquilo sem grandes confusões, excelente!