Tuesday 6 December 2016

Encontro de Natal M&D 2016 [1/2]

Já desde a viagem a Ávila que estávamos em casa de licença sabática sem ir dar uma voltinha mas a contar os dias para o Jantar de Natal do Fórum Motos&Destinos. Contar os dias e ver a meteorologia dado que dia sim dia não, chuva, ou sol e pelo meio ainda houve umas ameaças de chuva forte. Mas viesse o que viesse, o destino estava traçado, íamos até Coimbra.

Apesar de o encontro ser só a seguir ao almoço nós já tínhamos planeado arrancar logo de manhã, passar por Leiria, almoçar em Coimbra e depois esperar pelo resto do pessoal, mas após surgir o convite do camarada Jorge Fista para fazer uns desvio pelo caminho resolvemos alterar a rota inicial. O choque só veio quando percebemos que era para estar em Santarém ás 7h45! Isto porque como toda a gente sabe, para nós ainda é de madrugada!!!

Mas desta vez estávamos decididos a chegar horas e então como mandam as regras, fui abastecer no dia antes, fizemos as malas antecipadamente e deitámo-nos cedo para acordar ás 5h e pouco e poder sair de casa pelas 6h e qualquer coisa.

Mentira... não fizemos as malas, não nos deitamos cedo, de manhã foi a correr e saímos de casa ás 06h40!

Mas por incrível que pareça, desta vez chegámos a horas! Que é como quem diz, estávamos em Santarém ás 07h45,

Após por a conversa em dia e esperar pela chegada do resto da comitiva dado que já ninguém cumpre horários neste País, fizemos-nos novamente à estrada com os respectivos equipamentos de chuva dado que já tínhamos apanhado uns pingos na chegada a Santarém e o tempo não estava de fiar,

Após reunir com mais uns elementos na Golegã seguimos direito a Tomar para nos juntarmos com mais uns camaradas e seguir depois até Penela onde o camarada João Rui dos Lesmas iniciou a nossa visita guiada,

Começamos com uma visita ao Castelo,

Entretanto ia-se aproveitando para colocar a conversa em dia,

E depois seguimos para o presépio animado,

Visita feita e estava na hora de seguir viagem,

Umas vezes com mais e outras vezes com menos alcatrão,

Até que chegamos ás Buracas do Casmilo,

Estacionámos as meninas cá em baixo,

E fomos lá a cima ver as vistas,

As senhoras,

Os senhores,

E após mais umas explicações do nosso guia e meia dúzia de fotos, voltámos à estrada,

Como ainda havia tempo, parámos no Castellum de Alcabideque e mais uma vez com direito a visita guiada,

A fauna local,

E foi aqui que percebemos que andávamos a ser seguidos...

Para que conste ainda se safaram com umas bolachinhas!

O tempo continuava a render e fizemos nova paragem nas Ruínas de Conimbriga só para dar uma pequena volta a pé,

Fomos depois até Cernache onde almoçamos no restaurante O Moleirinho e seguimos até Coimbra para nos reunirmos com o pessoal que vinha dos lados da Galiza.

Após estarmos todos reunidos e sem medo do mau tempo que rodeava Coimbra arrancámos pela N110 até Penacova para fazer umas curvas,

A estrada era 5* e apesar de molhada a chuva ainda não era muita. Infelizmente as fotografias ficaram todas ligeiramente tremidas,

Fomos até ao Miradouro de Penacova que tem esta grande vista sobre o Mondego,

Aproveitou-se para mais 2 dedos de conversa,

Mas as condições pioraram depois drasticamente tendo o regresso sido já feito debaixo de chuva intensa,

Ainda parámos no centro para um café rápido,

E depois regressámos a Coimbra de noite pela N110 e debaixo de chuva intensa, felizmente os impermeáveis permitiram que chegássemos secos ao hotel.

Após aquecer e descansar um pouco no quarto, descemos,

E fomos até ao restaurante As Capas Negras jantar,

Um belo jantar sempre acompanhado de um bom convívio e de boas histórias de viajantes e de viagens!
Mas como isto à noite quer-se é ramboia, depois ainda fomos até ao Galeria bar beber um copo.

Como o dia já ia longe, recolhemos depois ao hotel para descansar um pouco porque no dia seguinte o passeio continuava. O percurso que fizemos neste primeiro dia foi mais ou menos este,