Saturday 15 October 2016

Passeio à Extremadura - Lisboa - Ávila [1/3]

Este passeio começou a ser pensado e elaborado após o regresso da voltinha ao Parque do Douro Internacional. Começou com um fim de semana de 2 dias passando por Cáceres, Trujillo, Plasencia, Ciudad Rodrigo e a Ponte Romana de Alcántara. Mas o facto de ter havido desistências, de eu estar de férias na segunda feira e de o Miguel também ter consigo tirar um dia de férias, fez com que uma semana antes alterássemos para 3 dias juntando assim a cidade de Ávila e de Salamanca ao passeio.
Há medida que o tempo ia passando a ansiedade ia aumentando, nunca mais era sexta-feira para preparar tudo e arrancar no dia seguinte.

E o Miguel que da última vez tinha ido de Versys 650, desta vez optou por ir de BMW GS 1200.

O previsto era sair de Lisboa pelas 06h45 mas o melhor que conseguimos foi ás 07h30... e lá partimos nós direito a Mérida. O percurso ia ser por auto-estrada dado que o objectivo era chegarmos o mais rápido possível ao destino. Fizemos uma paragem logo a seguir à fronteira para abastecer e seguimos viagem.

Apesar de já cá termos estado em Junho, decidimos parar por aqui dado que o Miguel ainda não conhecia e é sempre um sitio agradável e que ficava a caminho.

Após petiscar qualquer coisa, tirar as roupas térmica/impermeáveis/corta-ventos e etc e decidir-se se seguíamos directos a Talavera ou se sempre íamos a Gudadalupe dado que já seria impossível chegar lá a horas de ver o Mosteiro, voltámos à estrada, com destino a Guadalupe.

Por esta altura íamos na Ex-116 e já começámos a desesperar com as nacionais espanholas devido ás suas intermináveis rectas,

Até que finalmente e ao fim de muitos quilómetros se começaram a avistar algumas serras,

E depois de cerca de 445Km chegámos ao nosso primeiro destino, Guadalupe,

Começamos por atacar as sandes que trazíamos antes de começar a visita por isto já passava das 14h. E depois fomos visitar o Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe,

Mas como ainda não eram eram 15h30, hora de abertura do Mosteiro, já havia uma fila enorme de turistas para entrar e nós estávamos ligeiramente atrasados (ninguém diria), acabámos apenas por visitar a Basílica de Santa Maria de Guadalupe,

E voltámos depois à estrada, para mais uma bela sessão de curvas,

Até que um sinal na estrada deu a indicação do Mirador del Estrecho de la Peña Amarilla onde resolvemos parar para tirar mais umas fotos,

A paragem foi rápida porque ainda havia muitos quilómetros para fazer. E foi assim que seguimos para mais uma boa sessão de curvas,

Confere, ainda estamos todos!

Ponte sobre o Rio Tajo antes de El Puente del Arzobispo,

Olha! Acho que isto me fica bem :) ver se arranjo uma lá para casa...

Sim Miguel, o ferro já lá estava...

Vamos mas é voltar à estrada,

Mais meia dúzia de quilómetros e estávamos em Talavera de la Reina. A paragem foi curta e aproveitámos apenas para esticar as pernas, ligar para o centro ecuestre a ver se sempre tínhamos quarto e visitar a igreja de Santa María la Mayor que se situa na Plaza del Pan,

Parece que também há um Castelo por estes lados,

E seguimos depois pela N-502 que começa com umas grandes rectas,

Sim, ainda estamos todos,

Passa por Monbeltrán,

Onde parámos 5 minutos para alguém ir tirar uma foto ao Castelo,

E seguimos depois para a Sierra de Gredos,

Depois de subirmos ao 1300m, descermos até aos 1600m (sim, não percebemos muita bem esta parte) parámos para vestir qualquer coisa mais quente que já se fazia sentir um certo fresquinho e a conclusão a que chegámos foi que esta estrada tinha sido mesmo espectacular, piso excelente, larga, bem demarcada e com umas curvas e umas vistas excelentes.

E foi assim com um grande sorriso que prosseguimos até Ávila onde chegamos já pelas 21h00. A minha máquina não facilita nas fotos à noite mas deixem apenas que vos diga que as vistas sobre o castelo e a cidade são qualquer coisa de espectacular,

Fizemos apenas uma paragem para visitar a Iglesia-Convento de Santa Teresa que estava aberta devido a estar a haver missa,

E depois jantámos aqui por perto antes de seguir viagem até ao hotel que nesta noite ia ser o Centro Equestre Montalvo que ficava algures 30 km a norte da cidade no meio do mato literalmente e onde acabámos por chegar já perto das 23h.

E com um total de cerca de 756 Km, o percurso que fizemos neste primeiro dia foi mais um menos este,

Continua...

2 comments:

1. Replies
    1. Obrigado!
      Depois da sessão inicial de auto-estradas e de rectas que já estavam a começar a cansar e a fazer sono as estradas e paisagens transformaram-se em qualquer coisa de espectacular. E caso ainda não tenhas passado por lá, recomendo aquela N-502 e a cidade de Ávila para chegar num dia à tarde e sair no outro dia de manhã ;)