Monday 13 June 2016

Passeio ao sul de Espanha, [1/7] Lisboa - Llerena

Com a chegada do verão e do bom tempo há que aproveitar e ir dar umas voltinhas de moto. E como na nossa última viagem tínhamos ido para norte desta vez resolvemos escolher uma voltinha para sul, mais propriamente o sul de Espanha sendo que o destino era Sevilha.
Começou então assim a preparação, normalmente vamos colocando "coisas" no percurso e depois vamos contabilizando o tempo esperado para ver isso com os quilómetros percorridos de modo a encontrar-se o local de dormida.

Com os percurso definido foi a altura de começar a ver a roupa e a alimentação. A roupa é simples, uma mala lateral para cada um sendo que o que não couber terá de ficar... a top case foi para o calçado extra, alimentação e mais uns extras como por exemplo 2 garrafas de água de litro que levamos sempre connosco e que no verão ainda se tornam mais essenciais. De modo a cortar um pouco nos custos e como já tínhamos feito no último passeio resolvemos levar umas sandes para o primeiro dia e umas barras de cereais e bolachas para ir petiscando nos restantes dias.

Quando fizemos os percurso para o primeiro dia e devido à grande quantidade de locais para visitar decidimos que o ideal era partir por volta das 05h00 e tendo em conta que após passarmos a fronteira ficaríamos logo com mais uma hora no relógio, queríamos chegar a Badajoz as 09h00. Como já se sabe, ao preparar as coisas à noite e a dormir bem mais tarde do que se devia, não íamos acordar a horas.

Acordar, verificar se está tudo pronto, fechar as malas, descer à garagem e partida ás 06h45. Neste percurso não havia paragens nem nada para ver portanto decidimos ir pela A2 e pela A6 de modo a tornar a viagem mais rápida e cómoda. Fizemos apenas uma paragem para esticar as pernas na estação de serviço de Montemor-o-Novo e seguimos viagem até quase Espanha isto porque como não sabia ao certo onde ficava a próxima estação de serviço, tive de abastecer antes de passar a fronteira. Após isto andamos mais uns metros, passamos a fronteira e logo uns metros depois lá estava um posto de abastecimento com menos 30 cêntimos por litro...

E com isto estávamos em Badajoz, passamos pela "Porta de Palmas",


E seguimos até à Alcazaba, fui ver o que se passava ali em baixo mas como eram apenas degraus, tive de voltar para trás,


Após estacionar fomos dar uma volta pelas muralhas,


Praça Alta,


La Torre de Espantaperros,


Palácio dos Duques de Feria - Museu Arqueológico,


Vista para a Capela e Convento das Adoradoras,


Após lançar qualquer coisa, estava novamente na hora de partir, vista para as muralhas da Alcazaba,


E para o caso de nos esquecermos de onde andávamos...


Após mais uns quilómetros chegamos à segunda paragem do dia, Mérida. Passamos pela Ponte de Calatrava, 


Demos uma volta pelo centro,


E parámos na Basílica de Santa Eulália que se encontrava fechada,



Como só abria ás 20h, seguimos até ao aqueduto,


Apesar do aspecto do mesmo, esta zona encontra-se um pouco suja e degradada.

Como já eram horas de almoço resolvemos parar no parque ao lado do Rio Guadiana e ver como estava a nossa colecção de sandes de, atum, ovo e carne ;)



Este parque fica mesmo ao lado da ponte romana,


Subimos depois para ver a ponte, passamos pelo centro beber um café,


E fomos buscar a moto que se encontrava o lado da zona arqueológica de Morería,


Voltamos a passar pelo centro,


E rumámos depois a sul pelo meio das grandes vinhas que ladeavam a estrada,



Pequeno desvio no Almendralejo,


Para ver a igreja de Nuestra Sra. de la Purificación,


Mas como também se encontrava fechada, voltamos à estrada,



Como nova paragem, agora em Villafranca de los Barros,


à sombra...



Para ver a igreja de Nuestra Señora del Valle que segundo a wikipedia tem uma portada gótica de 1574,



A paragem foi rápida e daqui seguimos para a penúltima paragem que ficava em Zafra,




Ao lado havia uma placa em um café a dizer que além de Inglês e Francês também se falava Portunhol! 
Mas a meio da tarde e em plena hora de siesta, as ruas estavam desertas,




Após a voltinha a pé, voltamos à estrada onde logo após a saída nos cruzamos com um companheiro que também circulava por Espanha com a sua pendura na companhia de uma das novas Africa Twins ;)

É muito raro chegarmos de dia ao destino mas desta vez eram 17h30 e já estavamos em Llerena, aproveitamos assim para dar uma voltinha pela cidade dado que ainda era cedo,


Arco de Montemolin,


Convento de Santa Clara,


Enquanto circulávamos pela cidade reparamos nos sinais da Cidade Romana de Regina e como ainda era cedo resolvemos ir dar uma vista de olhos. Entretanto no cimo de um monte começou a aparecer também umas ruínas que pensávamos serem da cidade.


Como a cidade romana estava fechada, resolvemos ir ver o que se passava no cimo do monte,


Foi assim que encontrámos a Alcazaba de Reina, ou o que resta dela,



As vistas cá de cima são 5 estrelas!





Ermita Virgem de las Nieves,



Deixa lá ver o que se passa ali à frente,


E agora que já começava a escurecer, estava na hora de ir até ao Hostel Zurbaran que ficava na praça central e onde já tínhamos passado.


Quando abrimos a janela reparamos que a igreja de Nuestra Señora de Granada que ficava em frente estava aberta portanto resolvemos ir dar uma vista de olhos,




Ainda estivemos depois no bar do hotel a comer qualquer coisa e fomos descansar. Apesar de o hostel não ter garagem, deixaram colocar a moto na arrecadação ;)


Neste primeiro dia de viagem fizemos 485 Km sendo que o percurso foi mais um menos este,



[Continua...]

No comments:

Post a Comment