Sunday 10 January 2016

1º passeio de 2016 - Margem Sul

Já estava agendado à algum tempos irmos à margem sul este sábado só ainda não se sabia se ía-mos de carro ou de moto dado que o tempo tem andado meio instável.
Ao fim de 15 dias a ver o estado do tempo e de no dia antes as previsões não serem de chuva, optamos por ir de moto.
Acordámos e o tempo não estava mau portanto, vamos passear. Equipar, arrancar e parar 3 minutos depois porque tinha começado a chover. Ao fim de 5 minutos a dúvida estava sobre se voltamos atrás para ir trocar de viatura ou se o tempo estava em vias de melhorar e podíamos assim seguir viagem. Houve quem optasse por vestir as calças impermeáveis para regressar a casa, eu como era perto resolvi não a usar e depois em casa trocava de calças. Arrancamos, e pára de chover! Pausa de 3 minutos e resolvemos então seguir viagem até à margem sul.
Neste caso pode-se dizer que foi sol de pouca dura porque em Caselas tive de sair da A5 para vestir também as minhas calças porque já vinha meio molhado...
Após mais uma pausa para equipar lá regressamos à estrada, e agora sim, até ao Monte da Caparica e desta vez sem chuva e sem paragens.
Tendo em conta que somos grandes fãs da Cervejaria 100 Montaditos, e que já fomos ás de Murcia, Alicante, Gaia, e Lisboa (Príncipe Real), desta fez optámos por ir conhecer a do Almada Forum.

Mais uma vez, 5 estrelas :D
Terminada a refeição, descemos por Almada até Cacilhas,

O submarino ex-NRP Barracuda e a Fragata D. Fernando II e Glória,

Em cada paragem tínhamos de contemplar o céu de modo a tentar perceber se valia a pena continuar viagem ou regressar a casa. Como se previam algumas abertas, continuamos, subindo até ao Cristo Rei,

Aqui em cima no Inverno faz algum vento e frio, portanto o melhor é ir-se equipado,

Regressamos à estrada, em direcção ao Monte da Caparica,

E ao miradouro da "Egas",

Acho que a Câmara tem poupado em alcatrão por estes lados,

E aqui temos a famosa panificadora da "Egas" que para quem não sabe tem pão fresco a partir das 05h30 e bolos a partir das 06h00 (velhos tempos...),

Lembrei-me por esta altura que nunca tinha ido a Porto Brandão, portanto demos um saltinho lá a baixo para ver o que se passava,

Não se passava rigorosamente nada!
Subimos, passamos pela Gloriosa FCT/UNL,

E descemos novamente, desta vez até ao Portinho da Costa,

Trafaria,

Praia da Cova do Vapor,

Seguimos novamente viagem até à Costa da Caparica, passamos pelo famoso restaurante do Barbas,

Após passar pelo centro, iniciamos a viagem de regresso, sendo que a ultima paragem seria no miradouro dos Capuchos. Passamos pelo convento,

Por algo que eu adoro que são paralelos,

E chegamos ao destino,

Por estas alturas do outro lado do rio, o tempo aparentava estar de chuva o que ainda nos fez questionar a necessidade de vestir o equipamento mas decidimos que estávamos com coragem e acabamos por não o vestir. Regressamos à estrada e para a última foto do dia, fica a ponte 25 de Abril,

No entanto e enquanto descíamos até Alcântara, reparamos que estava ali ao lado um igreja aberta, portanto decidimos ir averiguar,

Igreja de São Pedro em Alcântara,

Depois da paragem foi apanhar a marginal e regressar a casa, sem chuva!

2 comments:

1. A famosa padaria da Egas!!! Que saudades...

ReplyDelete
  2. Ás 6 da manhã, aquele pão com manteiga ou aquelas bolas de berlim eram uma pequena maravilha!